Get the Flash Player to see this player.
 

Mapa da Freguesia

Image 1

Enviar Mensagem

Preencher os Campos





Formação Básica de Reciclagem na Escola

 

Decorreu no mês de Abril de 2010 um curso de formação básico de reciclagem na Escola E/B António da Mota Frazão.


Como diz o velho ditado português “É de pequenino que se torce o pepino” então começou-se pela escola a aprendizagem de reciclagem especialmente o plástico e o papel.


Mas para que serve essa chatice de reciclagem que só nos dá trabalho.


A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramen-to, ou incineração.


O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.


O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.


O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

 

Ver fotos


A Junta de Freguesia