Get the Flash Player to see this player.
 

Mapa da Freguesia

Image 1

Enviar Mensagem

Preencher os Campos





Festa do Hallowen, Santos e Mortos

Decorreu no dia no mês de Outubro a Festa do Halloween na Escola E/B António da Mota Frazão como já é tradição. Mas afinal o que é o Halloween e o porquê desse festejo que desde cedo ensinamos às crianças:

Por acaso sabia que Halloween vem de Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados (Mortos) que se fundiram? E tudo isto se relaciona os santos, a vida, a morte, a festa….

Em inglês diz-se All Hallows Day. Que como se sabe é a noite anterior a este dia muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even Noite de Todos os Santos. Antigamente acreditava-se que nesse dia 31 de Outubro de noite as bruxas e os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo, pois pensava-se que se encontravam “almas penadas”, e por isso se mascaravam para não serem reconhecidas quando saiam de casa ou serem confundidas pelos espíritos que andavam á solta.

Também para manter os espíritos longe de sua casa as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar, e ainda para se protegerem as pessoas acendiam lanternas porque como se diz os fantasmas fogem da luz.

Em resumo a escuridão significava a morte e a luz a vida.

Estas tradições foram evoluindo ao longo do tempo e hoje temos o Halloween em 31 de Outubro e o Dia de Todos os Santos no dia 1 de Novembro de cada ano. Esta tradição foi importada dos Estados Unidas para onde foi levada pelos irlandeses que se diz serem (antigos celtas).

O Pão por Deus também é um costume antigo que antigamente era praticado no dia 1 de Novembro por todas as pessoas porque havia muita pobreza e necessidade de pedir.

Nessa altura as pessoas punham a mesa como comida e bebida e quando chegavam os pobres comiam e bebiam à vontade. Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição e só nas localidades mais pequenas. Mas as tradições serão para se manter e a Junta de Freguesia apoia essas iniciativas...


Junta de Freguesia