Get the Flash Player to see this player.
 

Mapa da Freguesia

Image 1

Enviar Mensagem

Preencher os Campos





Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem


Setembro, o mês em que honramos da nossa padroeira. A freguesia esteve em festa, com alegria e entusiasmo se preparam as festas. As senhoras com as suas já tradicionais limpezas e afazeres, para que no dia esteja tudo perfeito. A preparação dos cozinhados, os doces, a família, o convívio. Festas da Senhora da Boa Viagem, festa da comunidade e da família.
Na sexta-feira, dia 26, assistimos à abertura do bazar, das barracas e da iluminação. A noite foi animada com o concurso de karaoke e com a atuação do DJ Luís Paiva.
No Sábado, dia 27, procedeu-se à “Recolha da Migalha”, mais propriamente, recolha de oferendas que a população concede para ser arrematado na festa, com o intuito de angariar fundos para ajuda das festas. Seguiu-se a bênção dos carros e motos e, posteriormente, o desfile dos mesmos, contando com a presença de motards, prestando a sua homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem. Ao serão, contamos com exposições de artesanato, flores, trabalhos manuais, entre outros, finalizando com cantigas ao desafio.
No Domingo, a freguesia amanheceu ao som da alvorada. Celebrou-se a eucaristia solene e, ao final da tarde, saída da nossa procissão. Para animar a noite, venda de malassadas a atuação de Sara Cruz.
Segunda-feira, dia 29, dia patrocinado pela Junta de Freguesia de Calhetas. A freguesia teve oportunidade de reviver os tempos antigos com o desfile “Tradições”, onde foram representadas antigas profissões, costumes e comportamentos sociais. Logo de seguida, atuação do grupo “Âncora da Vila”, da Freguesia da Vila de Rabo de Peixe, que nos proporcionaram um entusiasmante espectáculo.
Para terminar este fim de semana de festa, no último dia realizou-se a tradicional matança do porco, com venda de caçoila, torresmos e sarapaté. Após as arrematações, entrega de troféus, atuação de grupos musicais e do grupo de Castanholas, chegou a hora da despedida à nossa padroeira, momento de grande emoção.
Encerra-se, assim, mais um ano de festa.
Desde já agradecemos a todos e pedimos que o bom trabalho continue para que a cada ano a tradição se mantenha.